Coletor menstrual – O que é?

Gente! Vocês já ouviram falar em coletor menstrual? Hoje, pela primeira vez, ouvi falar sobre e vim compartilhar com vocês tudo que descobri.

Bom, vamos começar entendendo o que é o coletor e qual a proposta dele. O coletor, ao contrário dos absorventes externos ou internos (tampões), coleta o fluxo ao invés de absorvê-lo. Ele é flexível e reutilizável (dura cerca de 5 anos). Produzido com 100% em silicone medicinal, adéqua-se perfeitamente ao corpo e oferece até 12 horas de proteção e conforto. Há marcas que produzem 2 ou 3 variedades de tamanhos, conforme idade e fluxo da mulher.

Algumas vantagens:

  1. Sem alergia: Muitas mulheres têm alergia ao absorvente, por isso essa pode ser uma boa alternativa para o período menstrual.
  2. Praticidade: Quando usamos absorventes externos é importante que a troca seja feita de 3 em 3 horas. Os absorventes internos devem ser trocados de 6 em 6 horas. Com o coletor, a troca é feita de 12 em 12 horas.
  3. Saúde: Uma das prerrogativas para o seu uso é que respeita a flora vaginal. Não aumenta o nível de bactérias, como os absorventes. Com isso há um menor risco de infecção ou qualquer tipo de alteração no PH. Só é preciso higienizá-lo bem e lavar bem as mãos (antes e depois de manuseá-lo).
  4. Economia: Não é um produto barato (mesmo no exterior), mas ele vai durar, no mínimo, 5 anos. Já pensou quanto que você gasta em um ano com absorventes?
  5. Rotina: Quem usa o coletor menstrual, defende que consegue praticar atividades físicas, nadar, curtir a vida normalmente, sem a preocupação com a menstruação.
  6. Ecológico: Fim dos absorventes descartados no lixo.

Confesso que achei estranho quando li pela primeira vez sobre, mas buscando por maiores informações a gente acaba repensando na possibilidade de trocar os absorventes pelo coletor.

Quanto ao custo, li pela web que ele está em torno de R$75,00.

Curiosidade:  O coletor menstrual é produzido industrialmente desde a década de 1930.

Vendo tudo isso e lendo sobre, restaram algumas dúvidas que só alguém que usa ou já usou pode esclarecer. Quero saber mais sobre! É tudo isso mesmo? Vale a pena? É prático? É confortável? Vaza? Dói? É higiênico?

O que vocês acharam da ideia? Testariam sem antes saber a opinião de alguém que já usou?

Beijos!

5 thoughts on “Coletor menstrual – O que é?

    1. Também tive essa impressão. As marcas dizem que não é desconfortável, só dizem que é necessário um tempo para se adaptar. Para saber onde encontrar busque no google, vi por lá que há marcas que estão comercializando no Brasil já.

  1. Também amei a novidade, assim como você nunca tinha visto falar dos coletores menstruais! E parece ser bem confortável, e o melhor é o tempo de duração que não precisa trocar com muita frequência,uauuuu… só de 12 em 12 horas!
    muito bom.
    bjos…

  2. Comecei a usar o coletor menstrual depois de meses de desconforto (alergia) com vários absorventes. Pesquisei bastante antes de comprar e desde a primeira vez que usei achei perfeito! Já uso há 6 meses e acho super tranquilo colocar e retirar. É higiênico e quando bem encaixado até esqueço que estou menstruada. Nos primeiros meses senti um pouquinho mais de cólica que o normal, mas também não posso afirmar que a causa é o coletor, pois meus ciclos têm variação no fluxo. Só aconselho diminuir o intervalo de esvaziamento quando o fluxo estiver mais forte…já tive surpresas nos primeiros dias da menstruação. Bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.