Com esse frio gostoso que tá rolando aqui no sul, é difícil o clima não ser pauta nas rodas de amigos, nas redes sociais e, é claro, nos blogs. O inverno chegou e algumas providencias precisam ser tomadas.

Para aquecer, nada melhor que organizar a casa de forma que fique aconchegante e acolhedora. Em busca de alternativas para nos mantermos aquecidos, encontrei algumas dicas bem legais para passar por essa estação numa boa.

Aqueça o ambiente:

Ar-condicionado, estufa (aquecedor), fogão a lenha, lareira (elétricas, à gás e à lenha)… as altenartivas são inúmeras, mas fiquem atentas às que consomem energia. Nessa época a conta de luz pode acabar assustando, por isso não esqueça de desligar tudo quando você não estiver no ambiente, vale ressaltar também que em ambientes amplos e nos corredores de casa não vale a pena colocar estufas e aquecedores, eles não aquecem suficientemente e gastam muita energia. Uma boa forma de se manter aquecida quando não estiver em um ambiente climatizado é estar bem agasalhado sempre, mesmo dentro de casa.

Lareiras podem ser uma ótima alternativa, além de aquecer elas são objetos de decoração. Vejam que lindos esses modelos que encontrei:

Fogões à lenha também podem ser objetos de decoração. Além de aquecer, eles são utilizados para cozinhar e assar pratos que ficam espetaculares. Já experimentaram um pinhão feito direto no fogão à lenha? Não tem igual! Vejam que interessante os fogões que encontrei, em diversos tamanhos:

Já entre os aquecedores, há inúmeros modelos e é importante saber qual é o melhor para determinado ambiente. Veja como escolher o aquecedor certo para cada ambiente.

Se tratando do ar condicionado, ele merece destaque porque o consumo de energia dele pode ser menor do que o de alguns aquecedores. À longo prazo, onde o inverno é rigoroso, é uma alternativa prática e, se você tiver alguns cuidados diários, os gastos em energia podem ser moderados.

O piso aquecido é uma ideia genial. A grande vantagem é que não ocupa espaço. O piso aquecido fica sob o revestimento, no chão, não é visto, apenas sentido. É uma delícia! Imagina tomar um banho num banheiro onde o piso é aquecido? O custo é mais alto que os demais, mas para quem mora no sul e passar por invernos rigorosos, pode ser uma boa alternativa.

No banheiro, se o ambiente estiver bem aquecido, é exigido menos do chuveiro. Costumamos deixar o chuveiro ligado em sua temperatura máxima em função do frio, mas a água quente resseca demais e destrói a nossa pele. Com um ambiente quente, não é necessário deixar a temperatura da água tão elevada.

Se tratando de consumo de energia, confira aqui algumas dicas de como reduzir o consumo de energia e, consequentemente, os gastos no fim do mês.

Na hora de dormir, há os lencóis e cobertores térmicos que ajudam a aquecer a cama e o nosso corpo com mais rapidez. Se você optar por eles, ligue um pouco antes de deitar, espere se aquecer e desligue. Não é aconselhável dormir com eles ligados, então se cubra outros tantos cobertores (quantos mais achar necessário) para passar o resto da noite aquecida.

No inverno, os tapetes aquecem ambientes e dão sensação de conforto e aconchego. Além disso, decoram. Na hora da compra, pense na combinação entre o tipo de decoração do ambiente e o uso que se faz dele para decidir o tipo de tapete. Confira algumas dicas para escolher o modelo ideal.

Se você tem rinite, o uso de tapetes não é aconselhável, assim como é muito importante manter a casa limpa, livre de ácaros. Abra as janelas ao menos uma vez por dia para permitir que o ar circule e que haja ventilação.

Outras dicas para o dia-a-dia:

  • Na moda: O inverno é a estação mais elegante do ano. Abuse dos casacos, mantas, botas, polainas, luvas e demais acessórios que ajudam a manter o corpo aquecido.
  • Com saúde: A gripe H1N1 tem nos assustado, mas há como tomar algumas medidas preventivas: Use alcool em gel para higienizar as mãos com frequência e lave-as sempre que usar o banheiro, que chegar em casa, que andar de ônibus, que estiver em lugares com muitas pessoas. Certifique-se que há ventilação nos locais que frequenta.
  • Dieta: Essa é uma época complicada para ir à academia, a preguiça bate e os hábitos alimentares, se não continuam os mesmos, pioram, pois há maior ingestão de bebidas alcoólicas, carboidratos, queijos gordurosos, chocolate quente, etc. Não deixe de aproveitar a estação para se deliciar com essas maravilhas, mas equilibre sua dieta com creminhos e sopinhas com poucas calorias, desta forma o risco de engordar diminui. Não esqueça de subir na balança ao menos uma vez por semana e não deixe as calças jeans de lado, elas são uma boa forma de saber se você ganhou alguns quilinhos a mais e observar quanto você precisa perder para voltar ao corpitcho do verão.


Curtiram as dicas?
Beijos!