Corte de cabelo em camadas

Fui ao cabeleireiro essa semana para cortar as pontas, no entanto, a moçoila que domava minhas madeixas acabou indo além. Duvido que isso nunca aconteceu com vocês!

Eu tenho cabelo ondulado, demora mais para aparecer quando ele cresce, daí a frustração é ainda maior.

Pedi pra moça cortar as pontas e, além disso, cortar em camadas para dar movimento e mudar um pouco o look. Aí acho que foi onde errei. O corte em camadas, inevitavelmente, vai um pouco além das pontas. De qualquer forma, não adianta ficar choramingando.

No entanto, apesar dos pesares, adorei o corte! Realmente deu mais movimento e mudou um pouco o visual. Depois de cortar, ela escovou meu cabelo, por isso ele nem parece tão curto. Ficou assim:

OBS: Sinto muito, mas na foto estou sem make e com um resto de rímel verde nos olhos. O foco é o corte, ok? Haha ;)

UPDATE: Nessas imagens o cabelo está ESCOVADO. Quer ver como ficou depois de lavar? CLIQUE AQUI.

Que tipo de corte vocês usam? Já cortaram em camadas? O que acharam?

Abaixo, anexei um texto bem completo sobre repicar, perfilar, desfiar, picotar…

Descubra a técnica para cabelos com movimento

CORTES COM BALANÇO

A moda pede cabelos desestruturados, com movimento e leveza. Para obter esse efeito, a ordem é repicar ou desfiar as pontas. Mas qual é a melhor técnica para o seu tipo? Descubra com quatro superprofissionais do país.

Cada cabelo uma sentença

Destaque para o crespo
“Este tipo de cabelo pede uma franja mais pesada e comprida e um leve repicado nas pontas, para dar mais movimento aos fios. É preciso ter cuidado, no entanto, com o excesso de repicado, pois ele tende a deixar o cabelo crespo ainda mais volumoso.”
Ricardo Cassolari, do L’Autre Femme, em São Paulo, SP

Modernidade para o curtinho
“Essa proposta foi executada com quatro cortes de forma combinada. Na nuca, o cabelo foi puxado a 45° e picotado em profundidade. As laterais foram divididas em diagonal e desfiadas. A parte de cima foi elevada em 90° e cortada reta, criando camadas, e a franja foi cortada da esquerda para a direita.”
Beto Bravo, do Torriton Taunay Hair n’ Care, de Curitiba, PR

Definição para o liso
“A brasileira adora cabelo comprido. Para modernizá-lo, sugiro um corte com franja longa e pontas rasgadas, cortadas com a tesoura de cima para baixo. Isso resulta num look assimétrico, que pode ser usado com risca lateral, para realçar o efeito picotado.”
Márcio Toste, do Salão Túlio D’Marco, no Rio de Janeiro, RJ

Leveza para o ondulado
“Para mim, o corte deve esculpir o rosto. Assim, seguindo as técnicas do visagismo, as mechas frontais são cortadas em degradê, acompanhando o contorno do rosto. Na parte de trás, o repicado começa no alto da cabeça e as mechas vão se encaixando em camadas, lembrando o cabelo repicado dos anos 80.”
Laurent Cocq, do Franck Provost, de São Paulo, SP

Repicar, desfiar, picotar, perfilar…
Se você ouve esses termos no salão que freqüenta e fica maluca sem entender o que cada um deles quer dizer, não esquente mais a cabeça. Nós vamos ajudá-la a desfazer esse nó, com a ajuda de Hélio Sassaki, coordenador de Visage do Senac São Paulo.
Repicado: corte feito geralmente com tesoura, deixa o cabelo em camadas, que podem ser decrescentes ou crescentes. Serve para dar uma forma irregular ao corte. É indicado para definir o cacheado dos cabelos ondulados e para dar leveza aos lisos e finos.
Desfiado: pode ser realizado com tesoura ou navalha. Segue a linha do repicado, mas deixa os fios mais “desconectados”, ou seja, desiguais. Perfeito para cabelo liso ou ondulado, de textura média a grossa.
Picotar: utiliza-se a tesoura comum ou a dentada para fazer picotes na ponta dos fios e definir a forma. Serve para fios lisos, grossos e pesados.
Perfilado: corte com repicado frontal que acompanha o perfil da face, formando uma moldura. Para lisos e ondulados.

É preciso manter

A beleza dos desfiados é a desigualdade das pontas e a leveza que dá aos fios. Mas para manter o resultado, a manutenção é um ponto chave. Cabelos médios ou longos desfiados com tesoura se mantêm bonitos por dois a três meses. Mas se o desfiado for feito a navalha, a durabilidade do corte cai para 45 dias. Os curtinhos precisam de manutenção ainda mais freqüente – um mês é o ideal.

Desfiado para todas?

A técnica do desfiado é bastante versátil, pois pode tanto dar movimento aos cabelos (no caso dos lisos e ondulados) quanto tirar volume (cacheados e crespos são os maiores beneficiados). “Mas é preciso tomar muito cuidado com a natureza do cabelo, para que ele não fique arrepiado”, diz Cassolari. Isso vale principalmente para o crespo, no qual o expert não recomenda o uso de navalha. “Também é bom evitar o desfiado em cabelos muito desvitalizados. Para ele ficar mais solto e dar sensação de volume, o desfiado tem que ser muito sutil”, completa.

Fonte: www.seda.com.br

Tem que faça em casa! Vejaam só o que encontrei no YouTube:

Eu não aconselho cortar os fios sem a ajuda de um profissional, mas não deixa de ser uma opção ;/

O que acharam das dicas?

Beijos charmosas!

 

19 thoughts on “Corte de cabelo em camadas

    1. Obrigada querida! Mas tu sabe que cortar os fios em camadas favorece mais as cacheadas do que as lisas? Os meus cachos ficaram bem mais definidos! Vou postar aqui, em breve, como ele ficou ao natural, você vai ver! Beijos ;*

  1. Eu gostei do seu corte, parabéns! Tá lindo! Uma coisa que eu odeio, ODEIO, em cabeleireiros é a forma como eles confundem REpicado com DESfiado. Eu tenho o cabelo ondulado e muito volumoso e amo ele quando desfiado, pq diminui o volume e deixa ele mais liso (por incrível que pareça). Ano passado, fui a dois cabeleireiros caríssimos (da companhia Helio Diff), eles fazem curso e tudo, e os dois cagaram no corte. Eu corto meu próprio cabelo melhor que eles. Fui num rapaz e depois numa moça, pra ela consertar o corte. O rapaz pegou uma tesoura dentada e deu umas picotadinhas nas pontinhas do meu cabelo (isso não é desfiar, gente). Já a moça, repicou na frente e criou uma camada atrás (isso pra mim tb não é desfiar). Bom, eu queria algo assim: http://www.flickr.com/photos/_debora/2128411951 e paguei 150 reais pra ficar 100% insatisfeita. Fui no youtube e aprendi altas técnicas, comprei CDs de cabeleireiros e hoje eu sou feliz, cortando meu próprio cabelo! =D

  2. Menina!! Adooooro cabelos repicados! Ficam com uma ar de "capa de revista" hehe

    O seu ficou maravilhoso (já era antes), agora ficou súper!

    Muito sucesso, linda!

    bjão

    1. Oi querida! É, dá um ar mais selvagem, dá mais movimento. Depois que descobri o corte vai ser difícil mudar hahaha Obrigada! ;) beijão!

  3. amei o seu cabelo , o corte e a cor , queria te pergunta qual é a cor dos seus cabelos , se for por acaso tinta gostaria de saber qual , amei , tenho cabelo loiro natural mais puxado para o medio/escuro , por favor se puder ajudar ficarei grata! e mais uma vez arrazou!

    1. Oi flor! Infelizmente não vou poder te ajudar com essa porque não pinto o cabelo, nunca pintei ;) beijos e muito obrigada pela visita!

  4. oi gostaria de cortar meu cabelo repicado em camadas mas meu cabelo e liso na raiz e enrolado nas pontas..gostaria de saber si esse tipo de corte combina meu medo e ele arma?att carol

    1. Oi Carol. O meu cabelo é ondulado por completo e volumoso e o corte não aumentou o volume, só deu movimento, então pra ti acredito que acontecerá o mesmo. O melhor a fazeres é conversar com um bom cabeleireiro. Observando o teu tipo de cabelo ele vai saber te indicar o que é melhor! Fale de sua vontade em cortar em camadas e veja o que ele diz ;) mas não é parar armar! beijos

  5. Oii, tipo assim eu sou morena ( de pele) e tenho os cabelos lisos, queria saber se eu fizesse esse corte ficaria legal, ou nem rola? Bom se não, tem alguma sugestão, o formato do meu rosto é redondo. Fico no arguardo Bjoss!

  6. Super amei esse corte. Quero fazer.. mas meu cabelo é longo.. estou com medo de mostrar essa foto e a moça cortar muito…

  7. to louca pra cortar o cabelo assim mas tenho medo haha
    fico me perguntando: e se ficar mais volumoso ainda? será que eu vou gostar?
    Meu cabelo é com um levíssimo ondulado com fios finos mas armado e tenho medo de cortar haha

    1. Se o teu cabeleireiro for bom e você avi’sa-lo sobre esse medo ele vai saber que técnica usar, não vai ficar volumoso. Sempre aconselho buscarem por um bom profissional. Beijos Fran! Se cortar, volte para nos contar!

  8. Amei seu cabelo ficou super legal !!
    Queria saber se esse corte ficaria legal em mim meu cabelo e um poco ondulado e cheio , esse corte tira volume ?
    Brigada bjs !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *